top of page
LOGO GEOSAÚDE (1).png

APRESENTAÇÃO

O XI Simpósio Nacional de Geografia da Saúde 2023 será realizado em Manaus, Amazonas. O tema central que norteará as discussões é “Amazônia, fronteiras e escalas geográficas na análise da saúde”. A temática proposta evoca a Amazônia enquanto região reconhecida internacionalmente por suas riquezas sociobiodiversas; um espaço das múltiplas fronteiras e que necessita ser estudado e compreendido em suas diferentes escalas topográficas e topológicas, considerando as condições de vida e saúde das pessoas, a disponibilidade e acesso aos bens e serviços. Espera-se, dentre outros resultados, o fortalecimento da rede de pesquisadores, a compreensão das dinâmicas que interferem nos processos de saúde e doença, sobretudo. Os debates a serem realizados no evento terão ainda os Eixos Temáticos que compõem a organicidade do evento e se relacionam: à história do pensamento geográfico; aos métodos, técnicas e geração de dados; às políticas públicas de saúde; às questões de saúde ambiental; e, a sociobiodiversidade presente na região amazônica.

 

O evento deste ano será híbrido e as inscrições serão nas seguintes modalidades: Inscrição sem a submissão de trabalhos, Inscrição com submissão de trabalhos, onde o participante deverá indicar se pretende apresentar de forma presencial ou on-line. Para ambas as modalidades serão garantidos certificados de participação e deverão ser assinadas listas de frequência. 

LOCAL

A UEA em parceria com o ILMD/Fiocruz Amazônia, Ufam e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP-AM) realizam o XI GeoSaúde no período de 5 a 9 de novembro na Escola Superior de Tecnologia (EST), situada na Av. Darcy Vargas, 1.200 - Parque Dez de Novembro, Manaus - AM, 69050-020.


Conforme IBGE (2021), Manaus tem 2,2 milhões de habitantes, destes, 99% vivem na zona urbana. Com o 5º maior PIB entre as capitais brasileiras, sua economia é ancorada no Polo Industrial de Manaus (PIM) desde 1967.


Entre os anos de 1890-1920 a capital manauara viveu o auge econômico propiciado pela exploração do látex. O ciclo da borracha produziu marcas na paisagem urbana; diversas edificações sob inspiração de cidades europeias, o Teatro Amazonas é o mais imponente delas; por sinal, a logo do XI GeoSaúde retrata a cúpula do Teatro, inaugurado em 1896.


Entrecortadas por rios-igarapés, Manaus tem o ritmo acelerado da cidade grande e o tempo lento mediado pelo ritmo das águas; além de contrastes e desigualdades comuns a muitos lugares.  Há espaços lindos e cheios de natureza a serem visitados, além da rica gastronomia que poderão ser degustadas.

  
Contamos com a presença de todos vocês no XI Geosaúde em Manaus. Sejam Bem-vindos!

EIXOS TEMÁTICOS

1. Epistemologia, ensino e abordagens conceituais em Geografia da Saúde.

2. Ciência da Informação Geográfica, Vigilância em Saúde e o uso das Geotecnologias.

3. Políticas de Saúde, Acessibilidades e Segurança Alimentar.

4. Urbanização, Vulnerabilidades e Questões de Gênero.

5. Saúde, Diversidade Cultural e os Saberes dos Povos Originários.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Isaque dos Santos Sousa

(UEA)

Coordenador Geral

Jesem Douglas Yamall Orellana

(FIOCRUZ-ILMD)

Vice-Coordenador 

Natasha Cíntia Regina Aleixo

(UFAM)

Comissão Científica

Eduardo Augusto Weneck Ribeiro

(IFC)

Anais e Publicações

Renato Ferreira de Souza

(FVS-RCP)

Oficinas e Minicursos

Neliane De Sousa Alves

(UEA)

Trabalhos de Campo

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Adeir Archanjo da Mota

(UFGD)

Prof.ª Dr.ª Carolina Russo Simon

(UNESP)

Prof. Dr. Paulo Cesar Peiter

Fund. Oswaldo Cruz/FIOCRUZ

EQUIPE  TÉCNICA ADMINISTRATIVO

Alrianne Silva de Sena

Secretariado e Logística

Beatriz Praia Ribeiro

Credenciamento

Felipe Arcanjo Leca

Site e Programação Artístca

bottom of page