top of page

1- Epistemologia, ensino e abordagens conceituais em Geografia da Saúde:
O eixo contemplará os desafios e as perspectivas das abordagens teórico-metodológicas que têm sido desenvolvidas para a análise geográfica em saúde. Que teorias, métodos e procedimentos são fundamentais para subsidiar as análises atuais na Geografia da Saúde? Quais abordagens estão sendo feitas e ainda precisam avançar?

2- Ciência da Informação Geográfica, Vigilância em Saúde e o uso das Geotecnologias:
No presente eixo se discutirá o uso de ferramentas, as novas tecnologias aplicadas à análise espacial em saúde. As pesquisas e as análises na saúde coletiva e na geografia da saúde consideram as relações topográficas e topológicas?

3- Políticas de Saúde, Acessibilidades e Segurança Alimentar:
Este eixo debaterá sobre as políticas de saúde, as condições de acessibilidade aos serviços e equipamentos para a saúde; a segurança alimentar e nutricional, no sentido de compreender o papel dos diferentes sujeitos, dentre eles, o Estado. Quais ações estrategicamente precisam ser priorizadas? Como o conhecimento geográfico pode contribuir nas tomadas de decisão e no empoderamento das comunidades?

4- Urbanização, Vulnerabilidades e Questões de Gênero:
Neste eixo os processos de saúde e doença consideram o fenômeno da urbanização como elemento que potencializa vulnerabilidades sociais e expõe as questões de gênero e desigualdades sociais. De modo conflitante e contraditório é no ambiente urbano que as oportunidades e acesso aos direitos individuais e coletivos também são mais intensamente buscados e conquistados. Que experiências podem ser apresentadas e analisadas? Quais são as redes de solidariedade, de luta e resistência, contribuem para a busca de equidade e justiça social, contribuem para a saúde coletiva, para a saúde mental.

5- Saúde, Diversidade Cultural e os Saberes dos Povos Originários:
Aqui se espera que sejam abordadas questões sobre diversidade cultural e valorização dos diferentes modos de vida. Os saberes dos povos originários, dos povos indígenas e suas práticas em saúde. O acesso a serviços de saúde alternativos. Quais os limites e potencialidades de cada arte da cura diante dos problemas de saúde?

bottom of page