CADASTRO  NAS  OFICINAS

Sobre as Oficinas:

Oficina 01. Metodologia para o uso do turismo como ferramenta de promoção da saúde

Prof. Dr. Xisto Souza Jr

Profa. Dra. Martha Priscila Bezerra Pereira

Acadêmico Gabriel Eloi Marinho

Serão definidos indicadores de municípios que promovem a saúde a partir de critérios definidos na Carta de Otawa: paz, educação, renda, ecossistema estável e justiça social (BRASIL, 1996) correlacionando-os com variáveis que podem corresponder, pelo menos em parte, ao nível em que se encontrava determinado município. Adotaremos como referência as variáveis homicídios, grau de alfabetização, condições ambientes e acesso à saúde. Os municípios serão definidos de forma específica por cada participante que será orientado a identificar que tipo de espaços turísticos estariam propícios a promoção da saúde. Procedimentos: serão repassadas leituras e atividades no ambiente moodle para debate sobre variáveis e indicadores selecionados evidenciando as justificativas da escolha. Cada participante será instigado a elaborar uma matriz de indicadores e variáveis na escala da região em que a cidade se encontra inserida. Os debates ocorrerão durante as atividades síncronas a serem realizadas durante o evento.

Acesso a proposta detalhada.

Oficina 02. Covid-19 e integração de dados entre o PostgreSQL/PostGIS e o QGIS

Prof. Dr. Rodolfo Alves da Luz

Esp. Renato Pereira Nunes

A oficina será realizada pela plataforma moodle, onde estarão descritas as atividades e onde serão fornecidos os materiais de apoio (tutoriais, vídeos, referências bibliográficas). A primeira etapa consistirá em apresentar os programas, os procedimentos para instalação e principais características e potencialidades do uso integrado destas ferramentas. A segunda etapa consistirá na alimentação do banco e manipulação dos dados nos programas, tendo como base a planilha de casos e óbitos de Covid-19 fornecida diariamente pelo ministério da saúde (https://covid.saude.gov.br/). Por fim, serão apresentadas as principais ferramentas para o processamento destes dados e para a elaboração de mapas. Exemplos de mapas produzidos com esta metodologia podem ser vistos em Bessa & Luz (2020a e 2020b), Cleto & Demarchi (2020), Ferracini et al. (2020) e Scoleso (2020).

Acesso a proposta detalhada.

PROCEDIMENTOS

1 - Clique aqui e baixe o formulário de cadastro inicial (03 a 20/06/2021);

2 - A partir do dia 21/06/2021 o cadastrado receberá um e-mail com um código de inscrição na oficina o qual garante 50% de descontos no caso do participante geral e 100% aos membros da comissão organizadora (geral e local), científica e de comunicação.

3 - Com acesso ao código de desconto, façam o login na plataforma do Even3 (https://www.even3.com.br/xgeosaude) e se inscreva na oficina escolhida inserido (21/06 a 15/07).

4 - Aguardar o contato dos coordenadores da oficina para fins de cadastramento na plataforma Moodle